Projetos sustentáveis ganham destaque no mercado
A construção civil é um dos setores que mais causam impactos ambientais. Estudos afirmam que o segmento consome em torno de 75% dos recursos naturais presentes no mundo. Frente a esta pesquisa, os escritórios de arquitetura começaram a investir em uma novidade: projetos sustentáveis.
Este novo conceito deixa de focar em edifícios como obras de arte e passa a vê-los como parte de um habitat natural, com vida. Sociedade, clima, região e planeta começam a ser considerados desde o início do projeto, já que a redução do impacto ambiental e os ganhos sociais passam a ser os principais objetivos.
Apesar de poucas pessoas conhecerem os benefícios que eles poderão trazer para a sociedade, estima-se que os projetos sustentáveis sejam tendência para a arquitetura brasileira e mundial. Isto porque muitos consumidores e escritórios estão cada vez mais voltados para gerar o bem-estar.
Atualmente, o número de construções feitas a partir de materiais ecologicamente corretos e com custos reduzidos já é grande. Um dos grandes exemplos no Brasil é o Edifício Harmonia 57, localizado em São Paulo, que é considerado um “edifício que respira” graças à ampla área verde em sua parte externa.
Quais são os benefícios da arquitetura verde?
O resultado final traz muitos efeitos positivos. Uma residência ecológica gera um conforto térmico muito maior aos seus moradores. Ao garantir a reutilização de muitos dos recursos, como água, ela promove a redução dos gastos mensais.
Esses projetos resultam em ainda mais economia já que utilizam dispositivos que usam energias naturais, como a solar e a eólica, além da colocação de vidros e sistemas que permitem a entrada de luz, fazendo com que não seja necessário o uso de lâmpadas.
Para as empresas que optam por escolher sedes em edifícios que foram feitos a partir de projetos sustentáveis, as vantagens são muitas. Umas delas é a redução nos custos de investimento e de operação, além da melhora na saúde e bem-estar dos funcionários e, consequentemente, na produtividade.
Uma marca aliada à sustentabilidade tem sua imagem diferenciada e valorizada no mercado. Assim, é possível obter novas oportunidades de negócios e a satisfação de ajudar a região em que sua empresa está instalada e todo o meio ambiente.
O que é considerado sustentável?
A arquitetura verde vai além dos impactos ao meio ambiente. É preciso considerar todo o ecossistema e evitar quaisquer tipos de danos à natureza para que o projeto consiga receber o selo de sustentável.
Algumas características que o novo conceito de projeto arquitetônico deve ter são seleção de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis para a sua construção; redução da produção de resíduos durante o planejamento e a construção, e em longo prazo; análise dos entornos, pois ele não pode prejudicar ou causar mudanças drásticas.
Além disso, é de suma importância prezar pela diminuição do consumo e pela reutilização de recursos sustentáveis; garantir a otimização destas edificações e que haja fontes alternativas de energia; promover a qualidade climática, com o uso da arquitetura bioclimática, e a qualidade ambiental interna.
Fonte: www.agorams.com.br