Paris aprova a construção da “Triangle Tower” de Herzog & de Meuron
Paris acaba de aprovar a construção da sua primeira torre em 40 anos; o Conselho Municipal concordou em dar
prosseguimento à “Triangle Tower” – ou “Tour Triangle” – de 180 metros de altura projetada por Herzog & de Meuron,
após negar inicialmente a proposta no ano passado. O controverso projeto tem sido o foco de um intenso debate desde seu
anúncio em 2008, com opiniões divergentes sobre a decisão do Conselho de preservar ou não o emblemático skyline da cidade,
resultado dos trabalhos de Haussmann no século XIX.
De acordo com a Gizmodo, os arquitetos suíços convenceram a cidade a aprovar a torre dizendo que sua fachada de vidro “desaparecerá”
no skyline. “Quase tudo que os arquitetos disseram traz uma única mensagem: Esse edifício é invisível”, apontou o Foreign Policy ano passado.
“Como se para reforçar essa estranha dualidade, os renders omitem o único arranha-céu de Paris: a amplamente impopular Tour Montparnasse,
construída em 1973.”
Assim que for concluída, a torre será a terceira estrutura mais alta de Paris, seguindo a Torre Eiffel, com 324m, e a Torre de Montparnasse, com 209m. O novo edifício abrigará um hotel com 130 unidades, um restaurante, um bar e 70 mil metros quadrados de área corporativa.
A Triangle Tower será a primeira torre construída na cidade após as limitações de altura terem sido suprimidas em 2010, permitindo, assim, a construção de edificações com gabarito superior a 36 metros.